segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Nova tecnologia de refrigeração criada em Coimbra


 Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma tecnologia inovadora de refrigeração por vácuo, capaz de arrefecer alimentos e bebidas dez vezes mais rápido do que os equipamentos tradicionais, como os frigoríficos, sem interferência na qualidade do produto.

A investigação iniciou-se há dois anos e os resultados obtidos até ao momento são promissores. Com recurso a esta tecnologia, a equipa já conseguiu, por exemplo, arrefecer uma garrafa de água de 33cl em apenas três minutos.

É a primeira vez que esta tecnologia, batizada SuperCooling, é explorada em Portugal e, porém encontrar-se ainda em fase de protótipo, promete ter um forte impacto tanto no setor doméstico como em vários setores de mercado, nomeadamente na restauração e na hotelaria.

Além de rápida e economicamente vantajosa, a tecnologia tem ainda outra mais-valia. Trata-se de uma tecnologia muito versátil que poderá dar origem a uma nova geração de equipamentos ou ser acoplada nos equipamentos atuais e até ser aplicada noutros processos do quotidiano além da refrigeração.