quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Canibalismo em directo na televisão



Podia ser a cena de um filme do estilo Hannibal Lecter, mas foi real. Dois apresentadores holandeses comeram em directo um pedaço de carne um do outro só para descobrirem qual era o sabor. Este polémico episódio aconteceu no programa Proefkonijnen (em português: Cobaias) e foi exibido ontem à noite no canal BNN na Holanda.

Os dois pedaços de carne foram removidos cirurgicamente dos dois apresentadores: Dennis Storm quis tirar uma parte da sua nádega e Valerio Zeno um pedaço do seu abdómen. Em estúdio esteve um chefe de cozinha que ficou responsável por preparar o "petisco". Os pedaços de carne foram fritos em óleo de girassol e não levaram nenhum tempero (nem sal).

Os dois apresentadores estavam sentados numa mesa, à luz das velas e enquanto provaram a carne olharam na cara um do outro. No fim da experiência, deram o seu veredicto. Para Dennis Storm, o sabor da carne humana "não é muito diferente das outras carnes", confessou.

O programa, que se destina a procurar resposta para perguntas estranhas como "será possível fazer a depilação com molho de tomate", já está a gerar controvérsia no país. Discute-se se este tipo de acção é legal e até a veracidade da experiência. A lei holandesa não diz nada sobre actos de canibalismo.