terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Físicos acreditam estar perto da "partícula de Deus"


Os físicos que procuram o misterioso bosão de Higgs acreditam ter localizado o lugar onde se esconde o elemento que falta ao quebra-cabeças das partículas elementares, anunciaram nesta terça-feira, em Genebra, os investigadores do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN).

"Ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas. Precisamos de mais dados, mas estabelecemos sólidas fundações para os apaixonantes meses pela frente", declarou Fabiola Gianotti, chefe da experiência ATLAS no Grande Colisor de Hádrons (LHC), num seminário do CERN em Genebra.

O bosão de Higgs é ainda uma formulação teórica, postulada em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, mas se as experiências realizadas no CERN confirmarem a sua existência ficará aberto o caminho para a explicação da constituição de toda a matéria do universo.

Durante este ano, o acelerador de partículas do CERN produziu 400.000 colisões de partículas sub-atómicas - uma espécie de simulação do momento fundador do universo, o chamado Big Bang - que permitiram aos cientistas acumularem dados importantes para a busca do bosão de Higgs.

"Esta acumulação de dados permite assinalar um progresso sensível na busca do bosão de Higgs, mas não é suficiente para decidir sobre a existência ou não existência dessa partícula fugidia", diz um comunicado do CERN divulgado hoje.

O comunicado do CERN conclui que "não será certamente necessário esperar muito tempo para ser obtida a necessária quantidade de dados e é possível esperar que o 'enigma' seja resolvido em 2012".