terça-feira, 6 de dezembro de 2011

NASA descobre planeta habitável


Os astrónomos da NASA, com a ajuda do telescópio espacial Kepler, fizeram uma das mais excitantes descobertas dos últimos tempos. Um planeta em tudo semelhante ao nosso, que poderá acolher formas de vida.
 
A missão Kepler revelou este ano inúmeros planetas até então desconhecidos. Mas a mais importante descoberta foi Kepler 22-b.
 
O Kepler-22b está a mais de 600 anos luz de distância do planeta Terra e gravita em torno de uma estrela conhecida por G, que tem algumas similaridades com o Sol. O planeta tem 2,4 vezes as dimensões da Terra, mas há quem admita que possa ter uma massa 36 vezes inferior ao nosso planeta. Desconhece-se para já de que matéria é constituído. De acordo com os cálculos revelados pelos cientistas norte-americanos, o planeta demora 290 dias a dar a volta à estrela G. 

Apresenta uma superfície rochosa a uma temperatura média de 22º C, em tudo semelhante ao nosso planeta. A distância que o separa da estrela do seu sistema solar é também tida como a ideal para proporcionar a existência de água no estado líquido, essencial ao aparecimento de formas de vida. E os astrónomos colocam até a hipótese do planeta ser já habitado.

"Esta descoberta reforça a ideia de que vivemos num universo repleto de vida", afirma Alan Boss, um dos responsáveis da missão.

A descoberta de um planeta com condições de habitabilidade não é inédita, tendo já sido encontrados alguns com condições favoráveis ao aparecimento de vida. Mas Kepler 22-b é, de todos, o que mais probabilidade apresenta de ser a morada dos nossos novos 'vizinhos'.