terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Descobertos os maiores buracos negros do Universo

Conhecem-se 65 buracos negros supermaciços (foto AP)

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu dois buracos negros, no centro de duas galáxias, que são os maiores alguma vez detectados: cada um tem cerca de dez mil milhões de vezes a massa do Sol, ocupam um espaço equivalente a cerca de cinco vezes a distância do Sol a Plutão e encontram-se a cerca de 270 milhões de anos-luz da Terra. 

Estes buracos negros supermaciços não resultaram da morte de uma estrela. Normalmente os buracos negros acontecem quando uma estrela com pelo menos três vezes a massa do Sol chega ao fim da vida e a sua matéria entra em colapso sobre si própria, tornando-se tão densa que o resultado é um buraco negro estelar. 

No caso dos buracos negros agora descobertos pela equipa coordenada por Chung-Pei Ma, da Universidade da Califórnia, o processo de formação é outro e esta descoberta, divulgada na revista britânica Nature, dá pistas sobre estes fenómenos sugadores de matéria.

Até agora, tinham sido descobertos 63 buracos negros supermaciços e o maior buraco negro conhecido situava-se na gigantesca galáxia elíptica Messier 87, e tinha uma massa 'apenas' 6,3 biliões de vezes superior à massa solar.