terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sonhos lúcidos


Um sonho lúcido pode muito facilmente ser definido como um sonho em que a pessoa está consciente de que está a sonhar. Neste estado, o “sonhador” poderá controlar tudo o que faz no sonho, podendo por exemplo, voar. Segundo evidências científicas, através de sonhos lúcidos é possível alterar traços da nossa personalidade, resolver problemas de forma criativa e até restabelecer a saúde física.
Para alcançar a lucidez é altamente recomendável manter um diário com os sonhos. Isto vai fazer com que se aperceba cada vez melhor das diferenças entre o mundo real e o seu mundo onírico.
Há principalmente 3 métodos para se obter um sonho lúcido:

       1)     Teste a realidade, isto ajudá-lo-á não só a obter como a manter a lucidez. Para testar a realidade pode começar a tentar atravessar um dedo pela parede ou pela mão. Olhar bem para o espelho, ver as horas duas vezes, etc.. Teoricamente, se fizer isto durante o dia, vai fazê-lo também durante o sono e então vai perceber que está a sonhar!

         2) Quando for para a cama, repita para si mesmo "Eu vou perceber que estou a sonhar." Repita também afirmações como "Da próxima vez que eu pensar em .... vou perceber que estou num sonho".

     3) Tente entrar consciente no sonho. Esteja à vontade na cama ou numa cadeira, relaxe, e vá observando calmamente as imagens que surgem por detrás das suas pálpebras. Para aumentar a eficácia pode por o despertador a tocar 2 horas mais cedo, para estar mais sonolento. Ou então tentar fazê-lo durante uma sesta a seguir ao almoço.


Consulte aqui o Guia Internacional dos Sonhos Lúcidos para mais detalhes.