sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Investigadores Portugueses criaram uma cerveja que faz bem à saúde




Dois investigadores da Universidade do Minho criaram uma cerveja 100% natural e artesanal que faz bem à saúde. "É um conceito inovador em Portugal, que acreditamos que tem viabilidade", contaram os investigadores em soluções para a indústria da experimentação e para a indústria cervejeira à agência Lusa.

"É um conceito inovador em Portugal, que acreditamos que tem viabilidade. No próprio restaurante teremos uma mini fábrica de cerveja, 100 por cento natural, feita exclusivamente com cereais de produção biológica. E é essa mesma cerveja que será servida ao cliente", contou um dos investigadores, Francisco Pereira.

A cerveja "não é filtrada, contém a própria levedura, sendo assim uma fonte de sais minerais, vitaminas e compostos para regulação do nosso organismo", explicou Francisco Pereira acrescentando que o novo produto "não tem químicos nem conservantes" e pode-se "faz bem à saúde".

Francisco abriu uma empresa, juntamente com Filipe Macieira, com capacidade de produção de cerca de 200 litros de cerveja por mês.

A bebida é servida em garrafas de 0,75 litros, com rolhas de cortiça, semelhantes às do champanhe, ao preço de três euros e meio.

Os tipos de cerveja desenvolvidos até ao momento pelos investigadores são cinco, entre elas a cerveja de trigo, ao estilo alemão, a belgian ale, que, com 10% de álcool, é a mais forte e a pilsner checa, a mais leve de todas.

Os dois investigadores, doutorandos em soluções para a indústria da experimentação e para a indústria cervejeira, desejam distribuir também os seus produtos pelo mercado.