domingo, 23 de outubro de 2011

O método sugestopédico


A Sugestologia é uma ciência desenvolvida por Georgi Lozanov nos anos 60 que visa a conceptualização e o estudo dos aspetos sugestivos da nossa vida psicológica e o estudo do indivíduo, na variedade e complexidade das suas interações com o meio que o cerca. É a ciência das comunicações inconscientes, subliminares, capaz de evidenciar e de ativar as reservas da personalidade. O estudo da sugestão, contrariamente à convicção, consiste na interação entre a atividade mental inconsciente, o meio (Lozanov, 1983, p.114) e os elementos que desencadeiam em cada indivíduo impressões, imagens, estados de alma, sem que desse fenómeno tenha consciência objetiva.
            Dizia Lozanov:
“Eis os princípios essencias a ter em conta no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira: a alegria, a ausência de tensão e uma concentração da atenção, sem esforço.”
Apesar de hoje em dia este método ser maioritariamente aplicado nos estudo de línguas estrangeiras, a sua eficácia (está cientificamente provado que este método é consideravelmente mais eficaz que o ensino convencional) seria a mesma quando aplicada ao ensino geral. Porque não mudar?