segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Cuidado com contadores e rede inteligentes


Os medidores inteligentes são medidores de frequência de micro-ondas de rádio que se comunicam com a Rede Inteligente. A Rede Inteligente é um sistema de transmissão que fornece eletricidade a partir das centrais de geração de energia para as subestações de distribuição onde é entregue nas residências e empresas.
Há muitos aspetos negativos ligados a esta tecnologia, nomeadamente:

1.      Os medidores inteligentes espiam-no a si, todos os seus aparelhos e consumos de energia minuto a minuto. Os contadores inteligentes não têm qualquer característica que leve a consumir menos, o único propósito deles é obrigá-lo a mudar de comportamento, sim você!
2.      Os medidores inteligentes comunicam diretamente com a Rede Inteligente, que distribui as porções de energia e desencoraja o seu uso durante as horas de pico. As Redes Inteligentes têm a capacidade de desligar a alimentação para a sua casa, a sua rua e/ou cidade. A Rede Inteligente é promovida pelas seguintes razões:
 - Economizar energia, cobrando mais principalmente nas horas de ponta.
- É mentira que garanta a sua privacidade, o objetivo primário é espia-lo a si: quem entrar ou piratear o acesso ao contador inteligente de cada um de nós poderá saber quando estamos ou não em casa.
            - Outra mentira é dizer que vai reduzir a sua fatura. A maioria das pessoas veem um aumento das tarifas com estes dispositivos perigosos.
- Aumentar a segurança, é mentira porque um sistema centralizado é sempre mais vulnerável a danos e ataques.