sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O fenómeno 11:11


Dizia-me ontem a minha mãe que achava impressionante a quantidade de vezes que olhava para o relógio quase que por instinto e o mostrador indicava 11:11. Curiosamente, hoje quando acordei e olhei para o relógio eram exatamente 11:11. Será obra do acaso?
Estudos recentes indicam que cada vez há mais pessoas a presenciar este fenómeno.
Uma rápida pesquisa na Internet leva-nos a encontrar todo o tipo de explicações possíveis para este facto.
Segundo a Wikipédia:

“Numerologistas acreditam que os eventos ligados à hora 11:11 aparecem mais frequentemente do acaso ou coincidência. Esta crença está relacionada com o conceito de sincronicidade. Outros autores acreditam que é um sinal auspicioso, e outros, que sinalizam uma presença de um espírito.
Apesar de não ser o criador do conceito, Uri Geller tem falado repetidamente sobre o 11:11, que a crença, tem poderes místicos e que também foi adotado por muitos crentes nas filosofias da Nova Era. No entanto, alguns céticos dizem que os exemplos de Geller referente ao fenômeno 11:11, em eventos do mundo, são exemplos de análises em post-hoc de raciocínio e predisposição para a confirmação.”


Outras fontes afirmam que se trata de “uma ligação com o nosso eu superior” através de um “portal” que se abriu “em 11 de Janeiro de 1992 e está programado para fechar em 11 de Novembro de 2011”.
Outros ainda afirmam que se trata apenas e só de uma hora.
Será realmente apenas uma coincidência ou haverá algum fenómeno paranormal associado a esta hora?