domingo, 1 de janeiro de 2012

Piloto argentino morre na primeira etapa do Dakar 2012


O piloto de motos argentino Jorge Martínez Boero, de 38 anos, morreu hoje ao sofrer uma queda no 55.º quilómetro da primeira etapa do Rali Dakar2012, disputada entre as localidades de Mar del Plata e Santa Rosa de la Pampa, na Argentina. Devido à queda sofreu uma paragem cardíaca e a equipa médica que socorreu cinco minutos após o acidente já não o conseguiu reanimar.

Um comunicado da organização afirma que o acidente ocorreu às 10:19 locais (13:19 em Lisboa), ao 55.º quilómetro da "especial", a apenas dois do final do troço cronometrado.

Ainda antes de a prova começar, o Dakar2012 já estava a correr mal para o "motard" argentino, que no sábado tinha dado conta, através da rede social Twitter, que o seu autocarro tinha sofrido um acidente e não podia ser reparado, mas continuava apostado em chegar a Lima em 15 de janeiro.

Hoje, antes de largar para a primeira etapa, "twitou" uma última mensagem: "Felicidades a todos e muitíssimo obrigado pelas mensagens. Vou dar tudo, o que não mata fortalece".

Segundo uma contagem efetuada pela agência francesa AFP, Jorge Martínez Boero foi o 21. concorrente a morrer em prova nas 33 edições do Rali Dakar, a mais importante competição de todo-o-terreno do Mundo, que começou em 1979 e decorreu durante 29 anos em África, antes de se mudar para a América do Sul, em 2009. 
No total, o Rali Dakar já provocou 59 mortes, mais de 20 das quais entre  os espectadores.