quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Megaupload acusado de pirataria foi fechado

O Megaupload fechou e os trabalhadores daquele que era um dos maiores sites de partilha de ficheiros estão a ser indiciados. A empresa é acusada de pirataria, poucas horas depois de ter anunciado um processo judicial contra a Universal Music Group.

Procuradores federais da Virginia, EUA, dizem que fecharam o site e que acusaram o fundador de violar as leis anti-pirataria.

A empresa defende-se das acusações, sustentando que actuou sempre com diligência quando confrontada com denúncias de pirataria.

Em causa um vídeo promocional da empresa, que contou com a participação de artistas como P.Diddy, Will.i.am, Alicia Keys, Kanye West, Snoop Dogg, Chris Brown, The Game and Mary J Blige.

A Universal processou o Megaupload pouco tempo depois de ser lançado o vídeo promocional, conhecido como Mega Song, em Dezembro de 2010, que se tornou viral, com mais de 11 milhões de visitas.

A distribuidora, casa-mãe de P Diddy, Will.i.am e Kanye West, conseguiu uma intimação judicial para que o vídeo fosse retirado do Youtube, argumentando que as prestações destes três artistas no vídeo não foram autorizadas.

O Megaupload parece ter-se cansado de esperar e avançou com a ação judicial. Cerca de cinco horas depois, a empresa foi indiciada por pirataria e o site de transferência de ficheiros fechado.

A pronúncia foi revelada esta quinta-feira, cerca de 12 horas após o fim de 24 horas de greve de vários site na Internet, em protesto contra duas propostas do Congresso norte-americano que visam a pirataria online de filmes e programas de televisão sujeitos a direitos de autor.