sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

VEECO o automóvel eléctrico português


É o primeiro carro eléctrico desportivo português. Tem apenas três rodas, mas acelera até aos 160 km/h e pode ter uma autonomia de 400 km. O Veeco RT é um reverse trike, ou seja, um triciclo invertido, com duas rodas à frente e uma roda motriz na traseira e um desenho em forma de gota, para melhorar a eficiência aerodinâmica. A designação resulta da junção de VE e ECO, a empresa responsável pela sua construção e a designação ecológica.

O primeiro desportivo eléctrico português nasce de um projecto de investigação da responsabilidade da VE-Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica, em parceria com o ISEL e financiado pelo QREN. Em 2006 iniciaram-se os primeiros testes e, três anos mais tarde, começou o projecto VEECO propriamente dito, em que se utilizou o know-how adquirido para a criação deste veículo.

Está equipado com um motor assíncrono trifásico de 30 kW (com um pico de 80 kW), alimentado por um pack de baterias de iões de lítio, que lhe permite anunciar uma velocidade máxima superior a 160 km/h, com os 0-100 km/h a serem cumpridos em oito segundos. 

A autonomia pode ir dos 200 km aos 400 km, consoante a capacidade das baterias, que se albergam por baixo do porta-bagagens, posicionado na dianteira.

Com dois lugares e 800 kg de peso, o que também contribui para a autonomia elevada, o Veeco destaca-se pelo design em forma de gota e detalhes de vocação desportiva. 

A versão comercial e definitiva do modelo está prevista chegar ao mercado durante 2013.