segunda-feira, 5 de março de 2012

Anonymous infetados por trojan

 
A curiosa notícia foi avançada, durante o fim de semana, pela empresa de segurança eletrónica Symantec: membros dos Anonymous descarregaram um trojan conhecido Zeus em paralelo com o download de uma das ferramentas mais usadas pelo grupo de hackers em ataques de negação de serviço (conhecidos pela sigla DDoS).

Com a instalação do Zeus em paralelo com a do famoso Low Orbit Ion Cannon, os membros do Anonymous integraram involuntariamente os seus computadores em redes de botnets, que podem ser usadas para os ataques de DDoS, mas também permitem obter informação preciosa sobre os utilizadores das máquinas infetadas, explica o relatório da Symantec que tem sido divulgado pela imprensa internacional.

A disseminação do trojan terá ocorrido pouco depois do desmantelamento do Megaupload, com a alteração de um link usado para distribuir no Pastebin as ferramentas usadas pelos membros do Anonymous nos mais diversos ataques levados a cabo na Internet.

Segundo a Symantec, o link que devia encaminhar os utilizadores para um tutorial de ataques DDoS passou a direcionar para um servidor que procede à instalação do Zeus. O que pode ser uma má notícia para os membros do Anonymous que fizeram os downloadas inadvertidamente, lembra o relatório da empresa de segurança eletrónica: "O Zeus é um programa de malware bastante avançado que não é fácil de ser removido (dos computadores infetados). Os clientes do Zeus são usados ativamente para registar e enviar para os operadores de botnets as credenciais usadas em serviços bancários e financeiros, bem como os detalhes dos acessos às contas de e-mail".